Diversas pessoas têm dificuldade de manter a produtividade no dia-a-dia, por isso procuram formas de como gerir seu tempo.

Afinal de contas, os dias são sempre tão corridos e estressantes. Logo, é comum não conseguir realizar uma tarefa doméstica ou cumprir um prazo no trabalho.

Pois, o cansaço detona o desempenho e atrasa sua capacidade de realizar tarefas de forma eficiente.

No entanto, ao longo deste artigo irei dar dicas simples e práticas para acabar com a improdutividade e otimizar seu tempo, confira!

Como Gerir Seu Tempo De Forma Inteligente

Nada melhor do que acabar com velhos hábitos e criar novos para melhorar o desempenho tanto pessoal, quanto profissional, certo?

Pensando nisso, abaixo listei X dicas a serem aplicadas em seu cotidiano. Através deles, você estará mais próximo de conquistar seus objetivos!

1. Planejamento diário:

Então, quando falamos de como gerir seu tempo, estamos falando da forma como você o utiliza na verdade. Desse modo, comece avaliando o que te faz perder tempo e quais os seus momentos livres. 

Para evitar o mal-uso do seu tempo, comece utilizando a tecnologia a seu favor, através de plataformas como o Todoist.

Lá você pode criar projetos com checklists datados e classificados por prioridade (metas). Assim, busque programar sua semana ou no mínimo o dia seguinte.

Ou seja, anote tudo que tem para fazer e destaque por prioridade, com o tempo você vai se tornando mais focado e produtivo.

Vale lembrar ainda que através dessa plataforma é possível fazer um acompanhamento. A fim de que você possa identificar seu progresso.

2. Mão na massa:

Agora que você já aprendeu como gerir seu tempo na teoria, comece a pôr em prática.

Lembra quando falamos de prioridade? Isso deve ir muito além do planejamento no “papel”, você precisa aprender a dizer não.

Quando alguém lhe pede algo, saiba identificar se isso vai lhe atrapalhar naquele momento e saiba recusar de forma gentil.

Nem sempre é possível ajudar os outros, pois, prejudicamos a nós mesmos. Além disso, é importante aprender a delegar.

Seja em casa ou no trabalho, deixe de lado a ideia de que para algo ser perfeito você mesmo deve fazer, é importante confiar nos outros e dividir as tarefas.

3. Como gerir seu tempo com organização:

Por fim, para manter o foco na produtividade é importante manter a organização, o que pode ser feito das seguintes formas:

  • Limite: para utilizar melhor seu tempo, sempre defina quanto dele você irá disponibilizar para cada tarefa e busque cumpri-lo.
  • Prazo: para não perder o controle de seu planejamento, você deve sempre definir datas para o cumprimento de metas e se possível, criar lembretes.
  • Disposição: seja na mesa de trabalho, dentro do computador/notebook ou em casa. É muito importante que você mantenha as coisas organizadas para evitar a perda de tempo procurando algo em meio a bagunça.

Conclusão

Desse modo, vimos neste artigo como gerir seu tempo de forma mais inteligente no dia-a-dia, através do/a(s):

  • Planejamentos de tarefas;
  • Tecnologias de gerenciamento;
  • Capacidade de priorizar e delegar;
  • Organização pessoal e profissional.

Ainda possui alguma dúvida sobre este assunto? Deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la a você!