Hábitos são costumes e maneiras que fazemos as coisas da nossa vida. Contudo, há hábitos que atrapalham o nosso sucesso financeiro. Nesse artigo vamos mostrar os principais hábitos que te impedem de juntar dinheiro e alcançar seus objetivos.

Quando falamos de dinheiro é muito comum encontrar diversas pessoas que não conseguem guardar, e que sempre cedem à tentação de gastar. Com isso, se vêm cada vez mais longe de alcançar seus objetivos financeiros.

Elencamos então, alguns dos hábitos que te impedem de alcançar o seu sucesso financeiro.

  • Falta de Controle

Para saber controlar os gastos é importante contabilizar quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai. Para isso é necessário registrar até os pequenos gastos em cafezinhos, salgadinhos, e outros gastos que acabam sendo grandes vilões na hora de controlar os gastos.

Ademais, não confie apenas na cabeça para controlar o seu dinheiro. Opte por registrá-los em uma agenda, ou planilha. Assim será possível entender o fluxo de dinheiro que entra e onde ele é gasto.

  • Gastar mais do que ganha

Esse é um dos hábitos mais comuns do dia a dia. Gastar mais do que se ganha é o principal fator que leva a pessoa a contrair dívidas. Aliás, é válido considerar que o Brasil possui taxas de juros muito elevadas.

Por isso muitas das pessoas que começam a viver acima do que ganham acabam contraindo uma teia de dívidas, e não conseguem sair da bagunça financeira que fizeram.

  • Contrair dívida

Como vimos, o Brasil possui taxas altíssimas de juros, então é importante antes de contrair uma dívida saber se poderá arcar com seu pagamento. Aliás, o ideal seria não fazer dívidas adiar ao máximo a compra e evitar se endividar.

Contudo, há casos que merecem distinção, como por exemplo, a compra de um imóvel. Mas, antes de contrair essa dívida é importante calcular se as prestações estão dentro do que você pode pagar.

Contrair dívida para ter um bem e sacrificar a qualidade de vida do dia a dia não faz sentido. Além disso, irá prejudicar o convívio familiar.

  • Padrão de vida

Quando se fala de sucesso financeiro é importante sempre viver um degrau abaixo do que ganha. Muitas famílias gastam na mesma proporção que ganham, tendo um padrão de vida variando de acordo com a renda.

Apesar de parecer natural esse tipo de comportamento prejudica e impossibilita investimos e reserva de dinheiro. Viver um degrau abaixo do que ganha faz com que você não contraia dívidas muito altas, faz com que economize dinheiro e ainda sobra para investimentos e reserva de emergência.

Além disso, manter um padrão de vida focado nas prioridades da família, e não nas expectativas dos outros faz com que você mantenha um padrão de vida inferior ao que ganha, sem grandes privações.

  • Falta de reserva de emergência

Nesse mundo de mudanças constantes e correria diária o que podemos contar é que haverá mudanças nos nossos planejamentos. Seja por conta de um acidente, uma doença, manutenção da casa ou carro, ou até mesmo uma demissão.

Por isso manter uma reserva de emergência é essencial para você e sua família. Ademais, é indicado que essa reserva contenha de 6 a 12 meses da sua renda mensal.

Conclusão- Sucesso Financeiro

Se você comete alguns dos hábitos que te impedem de alcançar o sucesso financeiro está na hora de mudar. Quanto antes identificar suas limitações financeira, mais fácil será superá-las, e assim alcançará o que deseja.

Ademais, lembre-se de contabilizar os seus gastos para saber certinho para onde está indo o seu dinheiro. E viva abaixo do que ganha, é importante ter um bom planejamento financeiro. Não é necessário gastar tudo que tem.

Você comete ou já cometeu algum destes erros? Compartilhe sua história com a gente nos comentários.