Existem diversos métodos que prometem elevar a produtividade, mas, a Técnica Pomodoro pode ser considerada uma das melhores.

Desenvolvida por um italiano no final da década de 80, ela funciona de forma bem simples. Afinal de contas, ela tinha objetivo auxiliar nos estudo universitários.

No entanto, hoje em dia ela é utilizada com diferentes finalidades, mas, sempre se voltando a capacidade de gerenciar o tempo!

Quer saber como ela funciona e como irá lhe ajudar? Então, continue lendo este artigo e tire suas dúvidas do assunto.

O Que É Técnica Pomodoro?

Como dito antes, o Pomodoro é uma técnica de gerenciamento do tempo que foi criada por Francesco Cirillo.

Assim sendo, seu objetivo é ensinar as pessoas como trabalhar com o tempo disponível. De modo que seja possível usá-lo a seu favor e não contra!

Ou seja, ela visa a utilização do menor número de recursos para alcançar maiores resultados dentro de um tempo determinado.

Para isso é importante desenvolver a mente e todo seu potencial. O que acontece quando dividimos nosso tempo em blocos.

Já que a realização de pausas também se mostra importante para manter a produtividade, através de um breve descanso e recuperação do fôlego.

Cirillo fazia tudo isso com auxílio de um cronômetro que demarca o tempo – esse tinha um formato de tomate que em italiano se chama pomodoro.

Dessa forma, a marcação do tempo é uma estratégia simples que tem por objetivo elevar o foco, concentração e atenção.

Uma vez que, sabemos que para não desperdiçar tempo e desempenho, é importante aproveitá-los com eficiência!

Como Realizar A Técnica Pomodoro?

No entanto, vale lembrar ainda que para essa técnica funcionar, é muito importante que você possua um planejamento.

Desse modo, os blocos de tempo devem ser usados de modo a favorecer este. Assim sendo, para elevar a produtividade você vai precisar de:

  • Um checklist diário de suas tarefas;
  • Cronômetro para marcar seu tempo.

Em seguida, comece dividindo o seu tempo livre em blocos de 25 minutos cada, esses serão chamados de pomodoros.

Busque começar com tarefas mais simples para pegar prática. Isso porque durante esses blocos você deverá trabalhar/estudar de forma ininterrupta.

Desse modo, ao final de cada tempo quando timer tocar, você deve marcar as tarefas concluídas. Ou seja, no checklist do seu planejamento.

Para as tarefas mais complexas, anote a porcentagem de conclusão dela até esse momento.

Além disso, quando esse bloco chegar ao fim, você deve fazer uma pausa de 5 minutos. Mas, evite fazer qualquer coisa relacionado as tarefas em andamento.

Vale lembrar ainda que a cada 4 pomodoros, o intervalo deverá ser maior, com cerca de 15 a 30 minutos para descansar a mente.

Conclusão

Em resumo, vimos neste artigo o que é e como funciona a Técnica Pomodoro, uma ferramenta de organização e gerenciamento de tempo que permite que você identifique:

  • Distrações que minam seu foco;
  • Maiores fatores de interrupção;
  • Tempo que você demorar para realizar tarefas.

Por fim, indico a vocês alguns timers virtuais para uso dessa técnica, sendo eles o Pomodoro.cc, o Pomotodo e o Tomato Timer.

Se você quer que mais pessoas se beneficiem desse conteúdo? Então, compartilhe-o com seus amigos!