O medo de falar em público é um mal muito comum que afeta diversas pessoas e seu desempenho tanto pessoal, quanto profissional.

Apesar do que muitos podem pensar, isso é inclusive bastante comum. No entanto, isso pode ser revertido e desenvolvida a capacidade. Portanto, continue lendo este artigo e descubra como!

O Que Está Por Trás Do Medo De Falar Em Público?

O medo de falar em público é um problema sério que muitas pessoas enfrentam e que afeta diversos aspectos de sua, entre eles:

  • Pessoal;
  • Social;
  • Profissional;
  • Educacional.

Assim sendo, os principais âmbitos no qual a falta de comunicação adequada e sem limitações pode prejudicar a criação de relações importantes.

Em geral, esse medo costuma ser representado pelo nervosismo. Já outras pessoas sofrem de ansiedade quando sabem que terão que passar pela situação.

O que tudo isso tem em comum, é que vemos as consequências desse medo, mas, o que exatamente causa ele é o que muitos não entendem.

Por vezes, isso é associado apenas a uma pessoa muito envergonhada e tímida. Em alguns casos, pode ser exatamente isso.

Mas, na maioria o problema é mais profundo e está associado a problemas psicológicos como baixa autoestima, insegurança e fobia social.

A baixa autoestima e a insegurança são características de pessoas que não acreditam em seu potencial. Muitas vezes em decorrência de uma depressão, por exemplo.

No entanto, a fobia social é algo mais profundo e pode ser tanto algo generalizado, quanto específico (situação pontuais).

Dicas Para Ultrapassar O Medo De Falar Em Público

Linguagem Corporal: sua postura diz muito sobre você e transparece o que sente. Portanto, evite gesticular muito, andar, falar rápido e respirar pouco. Tente agir mais tranquilo e relaxado, ande pouco, respire entre as frases e fale com calma. Quanto aos gestos limite esses para quando preciso, a fim de não atrapalhar seu desempenho.

Treine: uma dica boa é pedir que familiares ou grupos de amigos se reúna, formando um pequeno público. Assim, com algum conteúdo preparado, comece a praticar a sua oratória.

Respiração: antes de uma apresentação, procure realizar técnicas de respiração e até mesmo uma meditação. Desse modo, você acalma sua mente e foca apenas naquele momento, sem pensar em medos, julgamentos, críticas e etc.

Enfrente: se você tem medo de algo, deixar para lá apenas dará o poder a ele de te controlar. Logo, procure justamente enfrentar a situação ao falar em público, treinando suas habilidades e se desenvolvendo.

Olhar: as vezes o grande problema é que o público lhe deixa intimidado, certo? Algo que você pode fazer inicialmente, é olhar para o fundo da sala. Um local aonde ninguém esteja e “ignorar” os olhares expectadores. Isso pode auxiliar você até ganhar mais confiança.

Conclusão

O medo de falar em público pode ter diversas causas e em alguns casos, nada melhor do que a prática para desenvolver as suas habilidades!

No entanto, em alguns casos um acompanhamento médico pode ser necessário. Bem como, a realização de aulas de oratória.

Gostaria que mais pessoas se beneficiassem desse conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais.