Já parou para pensar em como ter um mentor pode auxiliar você a realizar metas e, consequentemente, alcançar os seus objetivos?

Todo mundo quer conquistar algo na vida, seja um cargo elevado onde trabalha. Ou até mesmo, criar um próprio negócio e ser seu chefe.

No entanto, apenas planejar pode ser difícil para muitas pessoas, pois, o processo as vezes demora a desmotivação atrapalha.

Ao longo deste artigo, iremos apresentar a você o conceito de mentoria. Então, continue lendo e descubra como isso poderá lhe auxiliar!

O Que É Um Mentor?

Quando estudamos história no colégio ou lemos sobre, é possível ver diversas referências a essa palavra, o que demonstra como essa atuação é antiga.

Desse modo, mentor é uma pessoa que atua como um guia para terceiros. Assim sua função é auxilia essa pessoa através de:

  • Conselhos;
  • Conhecimentos;
  • Própria experiência.

Em geral, isso é algo mais utilizado no meio profissional, mas, também pode ter um caráter que se volta ao lado pessoal.

Ou seja, ele é um guia que usa sua própria vida para ensinar alguém que deseja se desenvolver. Com isso, ele acaba sendo guiado de forma mais assertiva.

Assim surge ainda a expressão mentoria que é justamente a metodologia e conjuntos de estratégias utilizadas pelo mentor.

Para algumas pessoas, esse “trabalho” é conhecido ainda como tutoria. Em todos os casos o objetivo é o mesmo, auxiliar alguém em seu desenvolvimento.

No entanto, um erro muito cometido é se acreditar que um tutor é necessariamente alguém mais velho que possui grande destaque profissional.

Essa concepção está na verdade bastante errada! Muitas pessoas até mesmo mais novas e em meio de carreira, podem ser de mentor para os iniciantes.

Qual A Importância De Se Ter Um Mentor?

Portanto, a mentoria é uma atividade que deve ser realizada por um profissional autoridade na área que se deseja desenvolver.

Um mentor pode ser tanto um profissional com o maior cargo em seu trabalho, ou até mesmo aquele abaixo dele e que já mantem um cargo:

  • De importância;
  • Estabilidade;
  • Reconhecimento.

Em ambos os casos, você conta com pessoas que já passaram por tudo aquilo que você tem a enfrentar ainda.

Através delas, você pode aprender mais sobre a profissão em si. Por exemplo, os erros mais cometidos pelos profissionais da área e como evitá-los.

Quais qualidades você precisa desenvolver para se destacar e até mesmo se tornar mais produtivo e manter desempenho.

Truques e outras dicas a serem usadas no dia-a-dia. Bem como, diversos outros conselhos que vão ajudar você a aperfeiçoar sem necessariamente passar pela tentativa e erro!

Conclusão

Em resumo, um mentor é uma pessoa que atua como guia para terceiros ao compartilhar com eles todos os seus:

  • Conhecimentos;
  • Experiências;
  • Truques;
  • Muito mais.

Ou seja, é alguém que já esteve onde você está agora e se desenvolveu bem no caminho percorrido até o local aonde se encontra hoje.

Com isso, ele pode auxiliar a alcançar os objetivos mais rápido. Pois, irá “facilitar” o seu caminho ao lhe ajudar a ser mais assertivo.

Se você gostaria que mais pessoas se beneficiassem desse conteúdo, compartilhe-o nas redes sociais!