Já reparou como na vida diversas pessoas estão sempre animadas e dispostas a fazer algo por seus objetivos? Isso acontece porque elas sabem qual o seu fator de motivação!

Mas, e você, sabe exatamente aquilo que te motiva a ir além? Ou ainda não descobriu o que está por trás de seus objetivos?

Neste artigo iremos abordar a necessidade de se automotivar e como descobrir qual é o seu fator de motivação. Portanto, continue lendo!

Qual A Importância Do Fator De Motivação?

Alguma vez, você já assistiu algum vídeo ou palestra motivacional que te fez sentir animado e capaz de correr atrás de seus objetivos?

Muitas vezes, palestrantes e oradores conseguem nos inspirar a ir além. Logo, nos dias seguintes ficamos cheios de energia para ir além.

No entanto, os dias passam e normalmente, as pessoas voltam a sua rotina comum na qual, o objetivo é algo comumente postergado.

Desse modo, podemos afirmar que o que acontece é que você não sabe ainda aquilo que te motiva de verdade, o que te faz ter “forças” para se manter motivado.

A motivação é algo que nos move, ou seja, que nos põe em um caminho. Mas, exatamente aonde você deseja chegar? Alguma vez você já se perguntou isso?

Também, podemos definir motivação como “motivo para ação” e cada pessoa possui um, pois, é algo individual tanto no propósito, quanto em seu alcance.

Por isso, o autoconhecimento é muito importante, já que através dele nos conhecemos melhor e entendemos exatamente o que queremos na vida!

Como Identificar Seu Fator De Motivação?

Então, a melhor forma de reconhecer seu grande fator de motivação é através do autoconhecimento e do questionamento.

Ao buscar entender o porquê você faz algo, o que tem por trás disso. De maneira geral, existem 3 possíveis fatores que iremos mostrar abaixo:

  • Realização: o que te motiva é a conquista, é saber que obteve excelentes resultados na vida e que foi preciso se dedicar a isso. Ou seja, você deseja atingir o sucesso que pode ser pessoal e/ou profissional. Em geral, isso caracteriza um comportamento mais competitivo e esforçar que busca aperfeiçoamento constante.
  • Poder: você deseja alcançar um status de influência no qual, você se tornar autoridade naquilo que faz. Comumente, uma de suas maiores características é o controle sobre o que se encontra ao redor, pois, você gosta de liderar e comandar. Além disso, você é mais capaz de arriscar e encarar consequências pela tentativa.
  • Amor: você é uma pessoa motivada pela associação, ou seja, pelas relações humanas. Sua principal característica é a necessidade se sentir amada, valiosa e ter amigos ao seu redor. Desse modo, comumente você trabalha bem em equipe e gosta de atuar juntamente a pessoas que ama.

Conclusão

Desse modo, o seu fator de motivação é aquilo que faz você querer agir e ir além, em busca de seus objetivos.

Afinal de contas, muitas vezes sabemos o que queremos, mas, não o porquê. Em geral, existem 3 motivos para isso, sendo a necessidade de:

  • Realização;
  • Poder;
  • Amor.

E aí, você sabe dizer qual desses 3 fatores é o seu? Conte para nós nos comentários!