Alguma vez você já conheceu alguém que vive falando sobre se ter um propósito de vida?

Talvez isso tenha lhe feito refletir a cerca de si mesmo e qual o seu, certo? Mas, você sabe exatamente qual a importância de ter e reconhecer um?

Ou seja, ele é muito mais que um objetivo, apesar de muitas pessoas confundirem os dois.

Por exemplo, um objetivo pode ser fazer um curso de inglês ou conhecer a Inglaterra. No entanto, o propósito é muito mais profundo e iremos falar sobre a seguir.

O Que Realmente Significa Propósito?

Como dito antes, muitas pessoas confundem este conceito com ter um objetivo. No entanto, eles são bastante diferentes!

O conceito de propósito se relaciona com algo que você ama fazer, aquilo que transforma sua vida positivamente e até mesmo de pessoas ao seu redor.

Enquanto o objetivo é um desejo ou necessidade mais “imediata”. Por exemplo, fazer uma faculdade para atuar em determinada área.

Assim sendo, coisas que podem até mesmo servir ao seu propósito, mas, que não determina ou é o único caminho de chegar até ele.

Quando realizamos nossa missão há uma sensação de plenitude. Uma vez que, estamos finalmente vivenciando aquilo que dá significa a nossa vida.

É então, algo que completa e traz o sentimento de autorrealização pessoal, pois, sabemos que através daquilo estamos mudando o mundo!

Qual A Importância De Ter Um Propósito?

Podemos dizer que esse conceito possui são inúmeras importâncias em sua vida, mas, abaixo irei citar as principais!

  • Autoconhecimento: para se ter um, primeiro precisamos conhecer a nós mesmo e isso então faz com que desenvolvamos o autoconhecimento. Portanto, ele é importante para passamos a entender quem realmente somos e quais características são responsáveis por isso.
  • Motivação: quando sabemos quem somos e o que queremos realizar na vida, sabemos exatamente aquilo que nos move. Logo, isso passa a funcionar como combustível para o alcance de metas e objetivos secundários. Ou seja, tudo aquilo que em menor plano, faz parte de um cenário muito maior.
  • Autorresponsabilidade: portanto, entender a si mesmo e o que te move, faz você se tornar mais consciente de sua vida. Isso traz um maior controle sobre a capacidade de tomar decisões, pois, assumimos os riscos, benefícios e culpas. Já que cada escolha feita defini quão mais perto você fica de alcançar aquilo que se deseja.
  • Proatividade: além disso, você não simplesmente espera que as oportunidades surjam. Você corre atrás, vai além e cria oportunidades. De modo que, você esteja cada vez mais próximo dessa realização.

Conclusão

Em resumo, o propósito é aquilo que no move a ir adiante sendo a razão de nossas existência e força interior.

Através dela realizamos nossa missão de vida, um outro conceito muito importante. Mas, sua importância vai além, pois, ela estimula:

  • Autoconhecimento;
  • Automotivação;
  • Autorresponsabilidade;
  • Autocontrole;
  • Proatividade.

Ou seja, ela atua em nosso desenvolvimento pessoal para que estejamos mais capazes de atingir a realização e plenitude.

Mas, e você, sabe diz qual é o seu? Conte para nós nos comentários e compartilhe este conteúdo.